domingo, 6 de novembro de 2011

Teclado Virtual Livre

 FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES  EM  TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS

Módulo 2 - Introdução à Informática Acessível
Relatório das atividades do aluno usando Tecnologia Assistiva 
 Professor-cursista: Maria Helena Quevedo Alves da Silva
Formador:
Sandra Maria Koch Syperregk
Tutor:
Andréa De Carli
 1. Aluno:  A, aluno de Sala de Recursos, Escola da Rede Pública Estadual, Santana do Livramento. Aluno com 8 anos, frequenta o 2º ano, apresenta dificuldades de alfabetização, falta de atenção, problemas de concentração, dificuldades de concluir as tarefas, desiste ao encontrar o primeiro obstáculo.
2. Descrição da atividade planejada pelo professor :
Foi proposto ao aluno que escrevesse uma frase usando o teclado livre.
 A intenção de utilizar o teclado livre foi para auxiliar na alfabetização, visto que nesse teclado as letras estão dispostas em ordem alfabética e também que o aluno pudesse manter-se concentrado para escrever, pois deveria clicar letra por letra para formar as palavras e a frase. Outra finalidade de usar essa tecnologia foi porque o aluno apresentando dificuldade de concentração, não consegue utilizar bem as duas mãos no teclado convencional, e desiste facilmente porque demora a encontrar as letras, os símbolos, etc.
Na dinâmica do trabalho, primeiramente foi mostrado ao aluno o funcionamento da ferramenta “teclado virtual livre”. Logo a seguir foi solicitado que o aluno pensasse em uma frase que ele gostaria de dizer para alguém de sua família ou de sua escola. E então foi solicitado que ele escrevesse essa frase no “teclado virtual livre”.

3. Tecnologia Assistiva Escolhida: Teclado Virtual Livre

 4. Reflexão sobre a experiência:
a.  Dúvidas, facilidades e dificuldades no manuseio da tecnologia por parte do aluno:
O aluno não apresentou muitas dificuldades na elaboração da tarefa, percebeu-se que o aluno gostou de utilizar essa tecnologia, pois apenas com um clic no mouse, as letras se posicionavam para formar as palavras.
 b. Análise da produção do aluno: (qualidade do trabalho; estratégias, raciocínios, conceitos  envolvidos...)  
O aluno usou de sua criatividade e de seu conhecimento  para construir uma frase, também usou de seu conhecimento para encontrar as letras e símbolos no teclado.
c. Conclusões: (pertinência da atividade, considerações e comentários adicionais, etc.)
 Conversando com a professora da Sala de Recursos, na qual o aluno está frequentando, foi possível perceber que a atividade foi relevante, considerando que a mesma proporcionou um melhor nível de concentração para o aluno, facilitando a conclusão da tarefa sem tentativas de desistência, outro ponto importante foi o auxílio na alfabetização, pois facilitou na produção da frase e na escrita da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário